quarta-feira, 16 de abril de 2008

Egito na idade antiga:



A expulsão dos hicsos deu início ao Novo Império (1580-525 a.C.), marcado por uma política guerreira e expansionista. Nesse período ocorreu a ocupação dos persas.




NOVO IMPÉRIO( 1580 a.C.- 525 a.C.):

Depois da dominação pelos hicsos, a nobreza tebana conseguiu unir forças e restaurar a unidade política do Egito e expulsar os invasores. Foram liderados por Amósis I. esse novo império tratou de ampliar e fortalecer suas fronteiras, com destaques para os faraós: Tutmés III, Ramsés II e Amenófis IV.

Vejamos um pouco mais sobres eles.
.TUTMÉS III- este teve a maior expansão territorial,com isso tornou-se o primeiro império mundial. Tinha uma grande força militar, com infantaria, bem equipada, além de cavalaria e carros.
.AMENÓFIS IV- provocou uma revolução religiosa e por isso ficou conhecido como “rei herético”, pois tentou por fim ao culto a diversos deuses. Porque para ele isso era ultrapassado e conservador além dos sacerdotes terem amplos poderes, que ameaçavam a autoridade do governo. Por isso ele estabeleceu o culto a Aton( círculo solar) e com isso confiscou os bens dos sacerdotes e excluiu os demais deuses. mas como Amenófis não teve herdeiro masculino, era apenas uma questão de tempo para o poder retornar aos sacerdotes.
.RAMSÉS II- com ele também continuou as conquistas militares. por querer tanto exaltar o poder , este rei governou por mais de 70 anos.


No novo império além de conquistas militares, as manifestações culturais se desenvolveram, principalmente a religiosa. Isto é evidenciado nos templos dedicados aos vários deuses. Muitos dos quais tiveram o início de suas construções no médio império.

DECADÊNCIA DO EGITO:

Depois do século XII a.C., o Egito sofre várias e sucessivas invasões. Por exemplo foram conquistados pelos assírios, por 8 anos. Depois de se libertarem deles , o Egito teve uma fase de auge, onde houve recuperação econômica e cultural, chamada de renascença saíta por ter sido impulsionada pelos nobres de Sais. Mas não durou muito tempo, em 525 a.C. os persas conquistam o Egito e quase duzentos anos a frente, os macedônios, sob o comando de Alexandre derrotam os persas. E em 30 a.C., o Egito cai nas mãos dos romanos.

SOCIEDADE:

Havia diferentes camadas sociais, organizadas em castas hereditárias. Podemos representar em uma pirâmide , veja:



pela pirâmide já temos uma base de como era a sociedade, mas vamos entender cada detalhe dessa pirâmide.

DOMINANTES
.faraó e família- este ficava acima de todos, por isso ocupa o topo da pirâmide.
.sacerdotes- senhores das crenças e dos cultos,presidiam as cerimônias e administravam o patrimônio dos templos, além de desfrutar da riqueza que vinha das ofertas do povo.
.escribas- trabalhavam na administração. Sabiam ler, contar e escrever. serviam também como fiscais, e organizadores de leis.


DOMINADOS
.artesãos- trabalham na cidade em várias funções desde barbeiros até tecelões, ceramistas. Também trabalhavam na construção de templos. Viviam na pobreza.
.felás- camponeses,a maioria da população, viviam em miséria,
.escravos- presos de guerra. trabalhavam em serviço pesado. embora vivessem em condições precárias ainda tinham alguns direitos civis, como casar com alguém livres ter bens e outros.


ECONOMIA

As principais atividades econômicas foram :
.agricultura: cultivo de trigo, linho e papiro.
.Criação de animais: criação de bois, carneiros, cabras aves. Depois da invasão dos hicsos, teve a criação de cavalos.
.Comércio exterior: exportação de trigo , linho e cerâmicas para a Fenícia, Creta e Palestina e importação de marfim e peles de animais.


CULTURA

A grande influência que a cultura egípcia recebeu foi na religião.

Eles eram politeístas e suas cerimônias eram patrocinadas pelo estado e também realizadas pelo povo.

No culto patrocinado pelo estado, o destaque era para o deus AMON-RÁ ( união do deus sol e deus protetor de tebas).

Já no culto popular, a devoção maior era para OSÍRIS( deus da vegetação, e dos mortos), ÍSIS( deusa irmã e esposa de Osíris)e HÓRUS ( filho de Ísis e Osíris).

Por acreditarem na imortalidade da alma, eles preservavam o corpo dos mortos por meio da mumificação. junto com o corpo, colocava-se alimentos, roupas jóias e um exemplar do Livro dos Mortos, para serem usados na vida após a morte.

Na arquitetura , o destaque fica a cargo das pirâmides. Que para não deixar as coisas tão fáceis para os saqueadores , tinham no seu interior um verdadeiro labirinto.

Na ciência, os egípcios se destacaram por desenvolver o saber científico:
.química: manipulação de diversas substâncias para a fabricação de remédios.
.matemática: ocorre o desenvolvimento da álgebra e geometria, devido ,as transações comerciais, exigindo assim a padronização de pesos e medidas.
.astronomia: por usarem as estrelas para a navegação e atividades agrícolas, fizeram mapas do céu , agrupando e enumerando as estrelas.
.medicina: a mumificação deu origem ao estudo do corpo humano.


Pelo texto acima podemos ver que no período de 1.580 a 525a.C.,o Egito unificou-se,deixando de existir Alto e Baixo Egito.Mas apesar deste ponto positivo,o país foi invadido e dominado por Roma(que mais ou menos neste período domina maior parte das antigas civilizações.





Construída no Novo Império.

Nenhum comentário: