domingo, 11 de maio de 2008

Política do Egito atual

De que forma é exercido o poder:

Não é à toa que o nome verdadeiro do Egito(como é popularmente conhecido)é República Árabe do Egito (R.A.E.).Destacamos a palavra República que é a forma de como é exercido o poder no país das maravilhosas e conhecidas pirâmedes.Por ser uma república,no país(assim como no Brasil), um presidente é escolhido para ter as mesmas funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo,para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria.



Representante máximo:

Mohamed Hosni Mubarak assumiu a presidência do país em 14 de outubro de 1981, após o assassinato de Anwar Sadat, e, em 2008, estava no seu quinto mandato. Mubarak é o chefe do Partido Democrático Nacional, no poder.

A sua presidência tem sido marcada por progressos nas relações com os países árabes e pelo arrefecimento das relações com Israel, especialmente após a invasão israelita do Líbano, em 1982. Mubarak reafirmou o tratado de paz com Israel em 1979 ao abrigo dos acordos de Camp David e cultivou boas relações com os Estados Unidos da América. Durante a Guerra do Golfo, posicionou-se ao lado dos EUA contra as intenções expansionistas do Iraque de Saddam Hussein. Desempenhou também um papel importante na mediação do acordo entre Israel e a Organização de Libertação da Palestina assinado em 1993.
Em
2004, Mubarak afirmou, em entrevista ao "Le Monde", que considera existir um "ódio sem precedentes" contra os Estados Unidos entre os países árabes (entre os quais se inclui o Egito), motivado pela proteção econômica e militar concedida pelo país norte-americano a Israel.




Partidos Políticos:

Quanto ao número exato de partidos políticos existentes no Egito,não há como afirmar com exatidão.O que se sabe é que existem muitos(dizem que é parecido com o número de partidos do Brasil).Já no Egito Antigo haviam 38 partidos,claro que não era como atualmente,mas o número era e ainda é grande.

E quanto ao partido político mais importante do Egito é o Partido Nacional Democrático,que é o mesmo partido do presidente Mubarak.





Mubarak,militar que é presidente há 5 mandatos.

2 comentários:

Gigi.Nathi disse...

Nós (Jéssica e Nathália) entendemos que no Egito é como aqui no Brasil, o povo vota e aquele que obter mais votos passará a ser o representante máximo.

Róger Michels disse...

É, o Egito tem um sistema igual ao nosso... e até o número de partidos politicos regula com o do Brasil...
Só não intendi muito bem como funciona os mandatos lá. Por que aqui no Brasil o presidente pode ter no maximo 2 mandatos seguidos.
Ja o tal Mohamed ta a 5 mandatos! o.o
não diz ali se são seguidos ou não.